Red Carpet

A roupa de Jenny Beavan no Oscar e o figurino de Mad Max

Li muitos comentários sobre a figurinista inglesa Jenny Beavan (de 66 anos), que ganhou a estatueta de melhor figurino, ontem, no Oscar. Gente da moda criticando muito Jenny, dizendo que foi a ironia da noite ela ganhar o maior prêmio de moda do cinema e estar mal-vestida e até alguns falando que ela não foi aplaudida por muitos convidados, como o premiado diretor Alejandro Iñárritu, só por causa do visual despojado e que quebrava o dresscode da festa. Assista o vídeo (que já é viral na internet) a seguir!

Jenny Beavan
Bom, Jenny realmente arrancou algumas risadas na cerimônia porque ela optou por uma jaqueta preta de couro com uma caveira de pedras brilhantes nas costas (comprada na rede de supermercados inglesa Marks & Spencer) e foi sem penteado ou maquiagem. Era nítida a surpresa dos convidados, mas na hora, não achei que havia olhares de reprovação, acreditei que eram reações de surpresa e até admiração, mas não dá para ter certeza no que se passa na cabeça dos outros, posso estar enganada. Penso que Iñárritu poderia estar mais preocupado – aliás que cara de bravo – com os vários prêmios que o longa Mad Max estava ganhando (e a ameaça de George Miller, que poderia levar o melhor prêmio de direção) do que com o look de Beavan. Mas nunca se sabe, né?

Jenny Beavan e seu Oscar de melhor figurino por Mad Max

Jenny Beavan e seu Oscar de melhor figurino por Mad Max

Só no dia seguinte que percebi essa onda hostil ao visual de Beavan. Mas, então, ela errou? Não sabia o que vestir? Se a gente der uma olhada no currículo de Jenny Beavan vai perceber que não era esse o caso. Experiente, ela é formada na Saint Martins, já havia ganhado um Oscar de melhor figurino há mais de 30 anos pelo filme A Room With a View e essa era a apenas a décima indicação dela! Sabe em quais outros filmes ela trabalhou? Razão e Sensibilidade (com um lindo figurino de época!), O Discurso do Rei e Gosford Park, só para citar alguns. Como uma mulher tão entendida de moda erraria na roupa do Oscar?

A resposta é simples, mas talvez difícil de engolir: ela simplesmente não estava a fim de se produzir toda, não é claro isso? Ela poderia pedir para alguma marca um vestido de festa, comprar na Zara qualquer look, mas ela não quis. Não estava a fim de fazer um coque ou passar maquiagem e foi de calça, jaqueta e cabelo sem nenhuma produção. Ela não estava com vontade de entrar na brincadeira das mais bem-vestidas e disse aos jornalistas que não se sente à vontade com saltos e vestidos de festa. O que tem de mais nisso? Por que ela deveria ser julgada pela roupa que usou e não por um currículo maravilhoso? Não sei. Se fosse um homem mais despojado com jaqueta de couro e echarpe talvez a reação seria outra! O fato é que muitas mulheres não querem se produzir nunca ou só d evez em quando e tudo bem! Eu não iria assim, amo me arrumar toda (ainda mais para um Oscar), mas achei a atitude dela rebelde, muito autêntica e que reflete nossa vontade em muitos momentos. Por que tanta pressão e dificuldade para aceitar uma mulher assim? Todas temos a obrigação de estarmos impecáveis nas festas? Poxa, nem era uma festa de casamento (que a noiva poderia se chatear com o look). Fica minha reflexão. Se ela estava feliz e confortável com a própria imagem, o que tem de errado?

Mad Max
Eu não vi o filme (a louca, fazendo a Gloria Pires!), é que eu não gosto de filmes de ação, mas possivelmente vou ver por causa da linguagem visual da maquiagem e do figurino. Agora, as imagens parecem impressionantes, uma enorme criatividade dessa figurinista, que já se mostrou um fantástica pesquisadora de looks históricos em filmes anteriores. Eu pensava que Carol, A Garota Dinamarquesa ou até Cinderella venceriam essa categoria! Mas achei ousada a escolha de Mad Max pela agressividade dos looks. Ponto para a Acadêmia pela escolha!

Mad Max ganhou o melhor figurino do Oscar 2016

Mad Max ganhou o melhor figurino do Oscar 2016

Compartilhe
0 Comente aqui
Comente pelo facebook
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

Escreva seu comentário