Moda, Pills

Casamentos: Por que as noivas usam vestido branco?

Eu sempre me perguntei por que as noivas casam-se de branco! Acreditava que era uma das tradições mais antigas do mundo e que comprovava a virgindade da mulher, afinal, a cor branca é muito relacionada à pureza e ingenuidade, não é mesmo? Sempre pensei que era uma tradição religiosa o casamento de vestido branco.

Acho que muitas pessoas pensem isso também porque é comum ver mulheres que se casam grávidas ou pela segunda vez optando por vestidos em tons nude ou pastel.

Vestido Oscar De La Renta Spring 2015 Bridal Collection

Vestido Oscar De La Renta Spring 2015 Bridal Collection

Mas a resposta para essa pergunta foi solucionada durante uma aula da pós-graduação que eu curso (na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo). O professor João Braga, uma das principais referências em História da Moda na academia, contou a seguinte história, que ele repetiu no programa de televisão Todo Seu, da TV Gazeta.

A tradição é bem mais nova do que se pensa, as mulheres sempre usaram vestidos elegantes de qualquer cor no dia do casamento, isso começou a mudar no meio do século XIX, quando a rainha Vitória da Inglaterra casou-se de branco voluntariamente. A partir daí, a cor ficou bastante popular entre as noivas até que virou praticamente unânime, hoje em dia.

Reprodução do vestido da rainha Vitória usado pela atriz Emily Blunt para oo filme Young Victoria (de 2009).

Reprodução do vestido da rainha Vitória usado pela atriz Emily Blunt, no filme Young Victoria (de 2009).

Independentemente da religião, é interessante ver mulheres modernas, com ideias progressistas e cheias de críticas à sociedade, mas que acabam casando de branco, véu e grinalda (mesmo que não no altar de uma igreja).

Bom, mas quem deu início à tradição foi, na verdade, Joséphine, a mulher de Napoleão Bonaporte. Curiosamente ela já tinha se casado antes (tinha dois filhos do marido anterior) e elegeu um vestido branco para a coroação de Napoleão Bonaparte, no ano de 1804.

Na ocasião, eles confessaram ao papa Urbano VII que não eram casados na Igreja (alguns autores dizem que eles casaram-se em 1796 em uma cerimônia familiar), mas o casamento religioso aconteceu na catedral de Notre-Dame, em Paris, pouco antes da coroação ou auto coroação, já que Napoleão tomou a coroa das mãos do papa, como mostra o famoso quadro de Jacques-Louis David (abaixo). Repare no vestido branco, coberto por uma manta feita de pele de arminho e uma outra vermelha por cima.

Coroação de Napoleão Bonaparte

Coroação de Napoleão Bonaparte

Para ouvir essa história, dê o play no vídeo a seguir. A parte dos vestidos de noiva está por volta dos 11 minutos, mas toda a entrevista com esse grande professor vale a pena!

Fotos: Getty Images/ Divulgação e Wikimedia Creative Commons

Compartilhe
2 Comente aqui
Comente pelo facebook
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

Escreva seu comentário
  1. Larissa Cataldi Cipolla
      07/07/2015 - 00h12

    Pensava que era uma tradição religiosa também!

2 comentários