Moda, Trend

Atena: Giovanna Antonelli dita moda mais uma vez

Atena ( Giovanna Antonelli ) e as unhas e a gargantilha que prometem fazer sucesso.

Atena ( Giovanna Antonelli ) e as unhas e a gargantilha que prometem fazer sucesso.

É muito interessante ver o ciclo de uma tendência. Coisas que são moda por um curto período de tempo e como isso acontece, de onde vem. O mais natural é pensar que as editoras de moda e os estilistas pesquisam macrotendências (junto com empresas especializadas) e lançam suas apostas. Mas, no Brasil, o fator novela talvez tenha até mais relevância. Especialmente, o fenômeno Giovanna Antonelli.

A atriz usou o anel da jade na novela O Clone e  o item virou febre no Saara e na 25 de março. Gente, eu não aguentava mais olhar para aquele anel! Mais recentemente, ela tornou o esmalte azul um hit e, agora, está trazendo a gargantilha (ou choker, como muita gente tem chamado o acessório, em inglês).

É verdade que o fato de Giovanna Antonelli ser carismática e linda (uma beleza meio girl next door) tem um papel importante em transformar essas peças e até cosméticos em moda. Ela não é só bonita, ela sabe a medida certa de se expor na mídia (você não a vê demais nas revistas, na TV. Com quem ela é casada mesmo? Quase ninguém sabe – isso é ótimo, não cansa a imagem dela, é um grande truque das grandes estrelas).

Mas, pelo menos nesta novela, A Regra do Jogo, a figurinista Marie Salles (com o auxílio de Yasmine Sterea) teve uma ótima sacada: uniu uma aposta fashion que estava ameaçando voltar e colocou em peso no guarda-roupa de Atena (personagem da Giovanna Antonelli): a tal gargantilha, de várias espessuras e designs. Mas sempre dourada, o que caiu como uma luva no novo cabelo loiro da atriz e no tom de pele dourada dela. Os anéis de mão (e muitos de dedo) também estão presentes em quase todos os capítulos.

O choker que lembra uma tatuagem (aquela gargantilha medonha que a gente usou nos anos 90) já tinha ganhado um público fashionista, depois disso, outras gargantilhas começaram a aparecer nos desfiles e  agora estão com tudo, mas ainda não saíram muito das passarelas e dos red carpets.

Outra tendência que a personagem Atena adora é a nail art com esmalte negativo (veja na foto acima). Ela é fã das unhas decoradas com formas vazadas, que deixam a base à mostra em algumas áreas.  Eu acho que tem tudo a ver com a personalidade sexy da Atena e deve ganhar as ruas em breve, vamos ver.

Mas voltando ao assunto do figurino, deve ser muito legal pensar em um visual histórico e pesquisar sobre determinada época ou lugar. A premiadíssima Milena Canone fez um lindo trabalho no filme Maria Antonieta (de Sofia Coppola), por exemplo. As roupas são tão fiéis que você não apenas se sente na corte de Versalhes como entende melhor aquele recorte histórico.

Também deve ser interessante pesquisar roupas e acessórios de um grupo específico/tribo urbana (como os geeks de The Big Bang Theory). Mas, às vezes, o figurinista tem que vestir personagem que não gostam de moda ou que as roupas não são importantes em cena, pensa nos personagens de Friends, a que mais ousava lá era Rachel (Jennifer Aniston). Mas ousar no styling mesmo é o que fez a figurinista Patricia Field em Sex  and The City, ela lançou moda e não apenas participou da construção de um personagem por meio do visual dele. Ela chegou a quebrar regras! Era proibidíssimo deixar a lingerie à mostra, por exemplo, e agora deixar o sutiã rendado aparecer um pouco está em alta! Culpa da Carrie e da Patricia Field. Ela criou mais do que pesquisou!

As figurinistas da Globo tem esse enorme poder nas mãos no Brasil, muitas vezes. Eu queria brincar de Deus da moda assim! Este é um desses momentos. A personagem é ligada em moda e ainda é a Giovanna Antonelli! Parece que a fórmula do sucesso está pronta para dominar o país. Veremos nos próximos meses se deu certo ou não! Afinal, as tendências demoram um pouquinho para engrenar de vez e a novela tem que vingar… Mas que tem tudo para dar certo, tem! O que vocês têm achado dos looks da Atena?

 

 

Compartilhe
3 Comente aqui
Comente pelo facebook
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

Escreva seu comentário
  1. Ana Julia
      13/10/2015 - 14h59

    AMOOOO as lingeries que ela usa e a forma como ela usa nos looks dia a dia! Amo amo! Achei muita coisa parecida e de alta qualidade na Specialità Lingerie! Tô apaixonada pelas peças. Fica a dica

    •   13/10/2015 - 21h42

      Outro dia vi a novela e também amei as lingeries! Vou atualizar o post! Obrigada pela dica, Ana Julia! Bjs

  2. […] desfile da Lilly Sarti poderia ter sido inspirado na personagem Atena (Giovanna Antonelli)! Cheio de looks pretos, recortes sensuais e muita gargantilha. Fatal até dizer […]

3 comentários