Beleza, Tips

Os exageros do facetune no instagram

Tem amigas ou conhecidas que eu morro de vontade de ligar para elas e dizer: “Miga, sua louca, você está exagerando no facetune ou qualquer outro aplicativo editor de imagem que você usa no instagram. Outro dia nem reconheci você no meu feed”. Para quem não sabe, esses apps como o facetune, o Pixtr, o PhotoMakeover e o Perfect365 são ótimos para tirar aquele reflexo na pele, disfarçar uma acne ou até dar uma melhorada nas olheiras – são photoshops mais intuitivos e fáceis de usar no celular.

Antes e depois da edição no facetune

Antes e depois da edição no facetune

Até aí tudo bem, mas sem exageros, né? Tem mulher (e homem também) que está parecendo boneco de cera, tirando toda a expressão da cara ou mudando as feições, sem contar aqueles dentes tão brancos que fica feio. No exemplo acima, do próprio facetune, a menina parece um desenho de tão artificial, mas tem coisa muito mais desastrosa no instagram.

Exagero no facetune

Exagero no Facetune

Para mim, um dos grandes vilões do facetune é uma ferramenta muito conhecida de quem mexe no Photoshop, o blur (que no facetune é  “suavizar”). Ele desfoca a área selecionada, eliminando as rugas e linhas de expressão da pele, o problema é que a textura fica tão diferente que os poros somem também! Daí parece que você não é mais humana. Agora, se exagerar e passar na cara toda vai parecer que está em um local nublado.

E, sim, as pessoas estão percebendo esses truques. Esses dias, vi o post à direita em uma conta dedicada a detectar esses exageros no facetune. Esse embaçado (claro que aí está exagerando), mas esse desfoque é próprio da ferramenta blur ou suavizar. Por isso, se a sua foto ficou embaçada, você exagerou, miga!

Outra ferramenta perigosa é a de emagrecer no facetune e outros aplicativos semelhantes, é comum mexer em uma parte da imagem e distorcer outra. Por isso, entortar portas, escadas, armários e paredes no fundo da fotografia é bem mais comum do que se imagina e, às vezes, não reparamos antes de postar.

Eu tenho inúmeros exemplos de famosas e anônimas que usam e abusam desse aplicativo, mas não quis colocar a foto de nenhuma por uma questão ética, minha ideia aqui não é expor alguém, mas alertar a todos. Convido quem estiver lendo esse post a começar a reparar nas fotos do instagram com mais cuidado e que questione a si mesmo quando uma imagem não tem marca nenhuma de expressão se isso é humanamente possível, afinal, não ter rugas é uma coisa, mas rir e não formar nenhuma linha de expressão é impossível até para crianças com peles lisinhas – pode reparar no espelho.

Além disso, mais feio até que esses apps são os de maquiagem fake! O YouCam MakeUp cria cílios artificiais enormes e tão perfeitamente desenhados, além de delineador, sombras, batom e até blush fakes. Nem preciso comentar que o resultado é tão superficial que só serve para crianças brincarem de mudar o look.

Por último, proponho uma reflexão. Se antes tínhamos padrões de beleza difíceis de atingir, agora, eles sequer são humanos ou bonitos. Sim, porque não existe um humano com a textura da pele de plástico, todo mundo tem poro! Uns mais dilatados e outros menos, mas todos tem! E as sobrancelhas? Estão pavorosas, nitidamente artificiais (parecem tatuadas e perfeitamente simétricas) todas como o símbolo da nike ao contrário. Os cílios estão gigantes – com as aplicações fio a fio (mas essa trend é a que eu acho mais bonita). Mas será que não estamos perdendo o limite do que é real e o que é claramente fake? Tudo isso é atingível nesses aplicativos e na vida real. Nada contra procedimentos estéticos, mas é importante perceber esse ideal de beleza fake e avaliar se é realmente isso que você quer e se acha que é isso que fica bom para você! Se sim, se joga! Mas, pelo menos, faça isso na vida real e deixa de usar esse facetune. #ParaQueEstáFeio!

 

 

 

 

Compartilhe
0 Comente aqui
Comente pelo facebook
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

Escreva seu comentário