Beleza

Olheiras: o que causa e como tratar?

Se você tem olheiras, já deve ter ouvido “faça compressas geladas de chá de camomila”, “coloque duas rodelas pepinos nos olhos” ou então “conheço um produto ótimo”. Essas duas receitas caseiras até podem ajudar porque melhoram a circulação da região, mas se você realmente tem olheiras e isso te incomoda, você já sabe que só isso não vai ajudar muita coisa. Você já deve saber também que não existe um produto milagroso (se existisse, ele logo se espalharia e eu nem precisaria escrever este texto). Seria ótimo, mas ainda ninguém inventou a fórmula milagrosa para acabar mesmo com as olheiras.

Se as olheiras te acompanham faz tempo ou se só agora você está percebendo essa área escura ao redor dos olhos, saiba desde já que elas são muito difíceis de clarear e podem ter inúmeras causas, o ideal é procurar um dermatologista e perguntar o que pode estar causando suas. Mas não desanime! Não é impossível de clarear as olheiras, não! Eu mesma consegui melhorar muito elas e vou contar como a seguir, mas é importante que você perceba que nem todo mundo tem as mesmas causas para as olheiras. O que resolveu para mim pode não adiantar nada para você, mas aqui vou tentar listar tudo o que já aprendi sobre esse assunto.

QUAIS SÃO AS CAUSAS DA OLHEIRA?

    • Melanina – Algumas pessoas tendem a ter uma produção excessiva de melanina na região (por questões genéticas), o que cria uma cor arroxeada ou castanha nas olheiras. Neste caso, é possível que a dermatologista indique algum tipo de laser para clarear e algum creme contra manchas para passar só embaixo dos olhos.

 

    • Excesso de vascularização –  Outro fator genético. Algumas etnias costumam ter mais vasos sanguíneos nas pálpebras e abaixo dos olhos. Quanto mais vasos, mais chances das veias estourarem e ter depósito de sangue, o que dá  cor à região. Árabes e hindus estão na lista, além dos ibéricos (possivelmente por causa da influência moura na região), mas o que eu tenho percebido é que isso não é sempre verdade. Estive estudando a arte etrusca (povo que viveu no centro e norte da Itália) e reparei como eles se representavam com olheiras muitas vezes! E quantos famosos ingleses tem olheiras? A modelo Lily Donaldson e o Jude Law, por exemplo. Negros (Solange Knowles), eslavos (Mila Kunis), franceses e etc. Portugueses, espanhóis, italianos, árabes e hindus têm mais tendência, mas isso não quer dizer que as olheiras não possa atingir outras etnias.

 

      • Pele Fina na região – Dá pra ver os vasos e veias nas suas olheiras? Isso acontece porque a pele da região dos olhos já é fina, com o tempo, ela tende a ficar ainda mais finas (por isso as pessoas mais velhas têm mais olheiras). A combinação de pele fina + vasinhos no local é perfeita para o efeito panda.

 

    • Estilo de vida inadequado – A qualidade (e horas) de sono, a alimentação boa e a prática de exercícios físicos melhoram muito a pele! Beba muita água para hidratar a pele e evite o excesso de sódio.

 

    • Formato do rosto que cria uma sombra nas olheiras – Quando a luz artificial bate de cima para baixo, em todo mundo, é normal a região das olheiras ficar escurecida em relação ao restante do rosto. Isso porque é um jogo de luz e sombra, as partes mais fundas do rosto ficam mais escuras – quem estudou pintura sabe. Acontece que em algumas pessoas essa sombra fica muito escura e a impressão é de que você tem muita olheira. Teste diferentes luzes e veja se você fica com uma sombra na região que aparenta ter mais olheiras ou comece a reparar nas fotos. Outra dica é tirar uma selfie de perfil e ver se seus olhos ficam muito atrás do ponto em que começa a boca (essa uma tática do visagismo para ver se você tem olhos fundos). Se você achar que é o seu caso, converse com um dermatologista sobre fazer um preenchimento na região com ácido hialurônico. Se esse for o seu caso, as medidas acima talvez tenham pouca eficácia para você.

 

  • Alergias e outras condições de saúde – Fale com o seu dermatologista sobre a possibilidade de suas olheiras estarem ligadas à falta de ferro, rinite (ou outros tipos de congestão e problemas respiratórios) e etc.

 

olheiras-acido-hialuronico

Antes do ácido hialurônico

O meu tipo de olheira é uma mistura de vários fatores, mas o principal deles era o penúltimo + pele fina! Meus olhos são um pouco fundos e isso fazia uma sombra enorme ao redor deles, eu já tinha reparado isso em algumas luzes, mas minha dermatologista confirmou.

Eu fiz o preenchimento com ácido hialurônico (é tranquilo, o preenchimento é com uma agulha bem fina e não me deu aflição). Além de preencher essa parte funda ainda melhora o problema da pele fina na região porque ele cria uma camada entre as veias e a pele e estimula a produção de colágeno. Eu paguei cerca de mil reais e, infelizmente, o efeito dura por apenas um ano, a substância vai sendo absorvida com o tempo. Mas achei que vale muito a pena e Pretendo fazer todos os anos!

Eu tenho algumas sardinhas, na região das olheiras, elas acabam escurecendo mais as olheiras, mas não tenho a primeira causa, mas, sim, tenho vascularização intensa também. Resumindo: vários fatores acima! Mas o principal era o da sombra mesmo. É difícil de mostrar um antes e depois do preenchimento porque eu teria que estar no mesmo lugar e na mesma luz. Mas repare bem na foto acima feita à noite e com luz de baixo para cima como formava uma boa sombra na região dos olhos nessa luz, acho que nessa imagem dá para mostrar bem. O normal é sempre formar um pouco de sombra, mas, hoje, não forma mais tanto assim! Minhas olheiras estão realmente bem melhores =)

AS DICAS DE OURO PARA EVITAR OLHEIRAS (NÃO IMPORTA O TIPO)

      1. O Sol vai aumentar a produção de melanina, por isso, não apenas passe sempre um filtro solar com FPS acima de 30 (bloqueio químico), mas também aposte em bloqueios físicos (chapéus, mas principalmente os óculos escuros). Não importa o tipo de olheira, usar óculos escuros ajuda muito e quando passei a usar todos os dias, isso foi fundamental. O protetor solar com cor também ajuda muito!

 

  • Evite esfregar a toalha com força ou qualquer outro tipo de atrito nas olheiras, isso porque os  capilares podem estourar com mais facilidade e aumentar o escurecimento na área. Ter um demaquilante específico para a região dos olhos (e que tire a maquiagem com poucas passadas de algodão) é essencial.

 

  • Melhore a circulação da área com compressas geladas (por isso os saquinhos de chá de camomila na geladeira) se você tiver tempo, mas não esqueça de usar e abusar de cremes aniinflamatórios, com cafeína e massagens leves. Tem muita opção boa no mercado! Os cremes para a região dos olhos têm que virar rotina!

 

  • Converse com a sua dermatologista sobre o uso de pílula e a relação com o melasma e manchas perto das áreas dos olhos.

 

  • Tenha uma bom corretivo e base! Não existe o melhor produto, a melhor base ou corretivo, cada pessoa se adapta melhor com um. Tem que testar e ver o que funciona para você.

 

  • Melhore seu sono, alimentação e pratique exercícios físicos. A dica da vovó ainda continua sendo uma das melhores, neste caso!

 

  • Além do demaquilante específico, não use o mesmo creme do restante do rosto pois a área próxima aso olhos é muito diferente e precisa de cuidados especiais!

 

  • Se você tem MUITA olheira e isso te incomoda, talvez se sinta melhor não usando lápis ou sombra preta e/ou azul, aposte em tons claros. Uma vez, o Fernando Torquatto me ensinou a passar um iluminador entre uma sobrancelha e outra, ele disse que suaviza as feições (eu sou adepta).

 

  • Evite blusas e tops azuis ou roxos, que chamam a a atenção para as olheiras intensas! Deixe essas cores para peças longes do rosto, como calças, saias e bermudas.

 

  • Não encane muito! Lembre que tem um monte de gente bonita com olheira, pode ser até um charme! Duvida? Olha a Mila Kunis aí para provar.

 

Compartilhe
0 Comente aqui
Comente pelo facebook
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

Escreva seu comentário