Beleza, Testei, Tips

Aldactone (Espironolactona) para espinhas

Antes de começar este post, quero esclarecer uma coisa (assim de cara mesmo): eu vou relatar uma experiência minha e vou falar de um medicamento prescrito por uma dermatologista. NÃO USE NENHUM REMÉDIO SEM FALAR COM O SEU MÉDICO.  Nenhum mesmo – sua saúde é coisa séria! É a coisa mais importante que você tem, como diz minha mãe <3

Pronto. Agora posso começar! A minha ideia  é relatar/discutir um problema que me prometerem que ia acabar na adolescência, mas ele foi ficando, ficando até se tornar acne adulta (tenho 28 anos). Não vou mentir, minha pele é oleosa mas não fica aquele brilho e nem tenho tanta espinha assim (as esteticistas e dermatos falam que eu exagero), mas uma, apenas uma espinha que aparece me irrita MUITO! Eu sou muito perfeccionista com a pele e não quero poros abertos, nem cravos e, muito menos, espinhas no meu rosto.

Para isso, tenho um verdadeiro arsenal de produtos que tratam e evitam poros dilatados, acne e cravos. Além deles, eu tenho um outro nécessaire enorme de maquiagens oil-free (sim porque eu estou SEMPRE maquiada), o que piora o problema e ainda combino tudo isso com outros produtos para o melasma! Por último, preciso de tratamentos anti-age, apesar da pele oleosa atrasar o envelhecimento (algum aspecto positivo isso tinha que ter), os 30 estão quase aí! Sim, são inúmeros os cosméticos que eu uso e vou fotografar todos aqui para assustar vocês, a sorte é que eu trabalho com isso e ganho quase todos, se não ganhasse, meu salário todo ia nisso.

Eu uso um arsenal para pele, que acaba até irritando o rosto.

Eu uso um arsenal para pele, que acaba até irritando o rosto.

Esses são meus desafios: melasma + pele oleosa + envelhecimento precoce, esqueci de algo? Ah sim! Sensibilidade, minha pele é muito reativa, fica vermelha e descasca com tudo. Por fim, sou muito branquinha, pronto, qualquer manchinha aparece.

Tomei pílula anticoncepcional por anos e, agora, resolvi parar. Não, não quero encomendar mais um membro para a família Cataldi, fiquem tranquilos! Eu decidi isso porque a pílula estava piorando as manchas do rosto. Mas era a pílula que controlava a oleosidade e a acne! Tinha que decidir: acne ou manchas? Não queria nenhum. Nem filhos, mas para isso tem outros métodos anticoncepcionais.

Voltando à pele, decidi tratar os dois: acne e melasma, mas é uma batalha chata e diária. Minha dermatologista, então, me deu uma alternativa para algumas espinhas hormonais que eu estava tendo: Aldactone, um remédio para pressão alta, também conhecido como espironolactona. Aldactone é o nome comercial

Remédio para pressão alta e diurético, questionei? A minha dermatologista contou que sim! Perceberam que o efeito colateral desse medicamento era controlar a acne e a oleosidade e que poderia me ajudar. Dá um medinho de passar mal, mas ela garantiu que as chances (no meu caso) eram mínimas. Comecei, então, a tomar diariamente o Aldactone 25 mg e logo fui para o Aldactone 50 mg (ela aumentou a dose porque sou muito reclamona e dramática rs). Estou gostando do resultado. Muito!

Não, queridos, não saiam por aí correndo na drogaria para comprar também, isso porque não é todo mundo que pode usar o Aldactone e nem em todos os casos funciona. A minha médica tem meu histórico médico, sabe quais outros remédios eu tomo, conhece minhas alergias, meu grau de acne, sabe tudo, né? E, por isso, no meu caso, ela achou que funcionaria, mas depende muito do motivo da acne, da idade e etc. Fale com a sua dermatologista antes!

Mas por que eu estou escrevendo esse post, já que não é para indicar um medicamento prescrito? A minha ideia é contar para vocês que existem outras soluções que, às vezes, não tínhamos pensado! Por isso, eu amo tanto as dermatologistas, elas sempre têm novidades mágicas e maravilhosas.

É comum ter uma espinha e já se encher de cremes e ácidos e não ir ao consultório porque você pensa que acne é bobagem, você resolve, mas fazer isso pode descamar sua pele e piorar a sensibilidade ou o melasma, por exemplo. Ou você pode pensar que o único remédio para acne que funciona é o Roacoutan, que é muito pesado para mim (eu já quis tomar, mas os médicos não indicavam!), mas uma amiga falou que a médica dela indicou um suplemento ainda mais leve que a espironolactona, feito em uma farmácia de manipulação! Olha quantas opções!

Eu achei muito legal saber disso tudo e, se você caiu neste post via google, é porque provavelmente a acne incomoda sua autoestima e acredito que pedir outras sugestões (orais, inclusive) ao médico pode ser uma ótima pedida! Eu sei como é um problema e tanto, mas tem solução! Fale com a dermatologista que só os cremes que você passa no rosto não estão resolvendo, se esse for seu caso. Pergunte todas as opções, encha o médico de whatsapp com fotos do resultado (eu faço isso, me julguem). Enfim, realmente, peça ajuda para o especialista e não tente resolver tudo sozinho! Vai dar certo, acredite em mim.

Bom, essa é minha história. Mas eu decidi que não quero tomar esse remédio para sempre também, mas isso é algo para conversar com um médico daqui a uns meses. Por enquanto, sigo tomando e achando que o efeito matte na pele está cada dia melhor!

Ilustrações: Getty Images

 

 

Compartilhe
32 Comente aqui
Comente pelo facebook
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça nos comentários? Clique aqui

Escreva seu comentário
  1. Alice
      06/06/2016 - 05h48

    Oi, Marcela! Quero começar a usar espironolactona… Mas antes queria saber como está indo o seu tratamento.
    Como está sua pele? Teve algum efeito colateral? Usou (ou vai usar) por quanto tempo?

    Muito Obrigada! (:

    •   28/06/2016 - 11h41

      Já uso há uns meses, mais de 6, e o resultado é ótimo. Decidi para de usar pois achei que melhorou muito já. Mas SEMPRE procure um médico, ein? Medicamento é coisa séria e SEMPRE pode ter efeitos colaterais. Beijos!

    • Talita
        12/05/2017 - 13h54

      Minha endocrino me indicou o aldactone para tratamento de um hormonio que esta alto, mas ela me falou que com o remedio poderia surgir mais acne. Como foi sua experiencia com o aldactone para tratar a pele?

  2. Keli
      14/06/2016 - 16h58

    Olá Marcela, Também sofro muito com espinhas e minha dermato receitou a espironolactona. Queria saber, você teve alguma reação desde que esta tomando. Como náuseas, tontura? Algo assim.

    •   28/06/2016 - 11h33

      Oi, tudo bem, Keli? Eu não tenho. Mas acda organismo é de um jeito. Conversa sempre com a sua médica, ein?

  3. Roberta
      21/07/2016 - 10h52

    Olá,minha dermato também me receitou,usei e achei ótimo,porém,minha menstruação ficou bem irregular…você teve algum efeito colateral?Obrigada.Bjs

    •   22/07/2016 - 13h22

      Não tive, mas fale com seu médico sempre, viu? Por favor, não tome nenhuma medicação sem orientação e indicação profissional! Com saúde não se brinca!

      • ingrid
          02/08/2016 - 09h29

        minha dermato tbm me receitou esse medicamento, mais andei lendo um pouco sobre ele , eu fiquei com medo de tomar pois desregula a menstruação todinha . voce faz o uso dele com algum anticoncepcional ?

        •   22/04/2017 - 18h45

          Parei o anticoncepcional. Veja com sua ginecologista… Cada organismo reage de uma maneira, né? Comigo foi tudo ok…

  4. Roberta
      21/07/2016 - 10h53

    coloquei meu e-mail errado

    • Patricia
        20/09/2016 - 20h44

      Vc toma o original aldactona ou
      O genérico e spirolactona?acha q dá diferenca genérico par original?

      •   22/04/2017 - 18h43

        Patrícia, não tenho formação médica ou farmaceutica para te dar essas infos =( eu já usei os dois e não vi diferença…

  5. Rayara
      28/07/2016 - 11h55

    Oi! Gostaria de saber se bem no início do tratamento, sua pele piorou para dps melhorar

    •   22/04/2017 - 18h46

      Não, comigo melhorou assim que comecei… Mas cada organismo é de um jeito… Não tenho formação médica parra te dar mais explicações, converse com sua médica e/ou dermato =)

  6. Ana Alice
      08/08/2016 - 14h38

    Oi Marcela, que legal essa sua informação! Quanto tempo de uso vc percebeu resultados?
    Brigada :)

  7. Ana Alice
      08/08/2016 - 14h40

    Oi Marcela, que bom saber sobre isso! Quanto demorou pra vc ter resultados?
    Beijo, obrigada!

  8. Gabriela
      21/09/2016 - 11h29

    Olá Marcela. Minha dermato acabou de me receitar espironolactona, assustei quando ela passou mas com o seu post fiquei mais tranquila. Vc disse que tem um arsenal contra poros dilatos e acne, o que mais vc usa?

  9. Vanessa
      11/11/2016 - 16h50

    E um tratamento de quanto tempo?

  10. Vanessa
      11/11/2016 - 16h58

    E um tratamento de quanto tempo?
    Uma demartologista me receitou falounqnende meses..
    Mas andei pesquisando e não vi nada falando q quando larasse de tomar a lele melhora. .
    Pelo contrário o pouco q vi fala q é pra “sempre”
    Tipo so fica bom enquanto toma o remedio!

  11. Thays
      22/11/2016 - 15h14

    Olá Marcela eu tenho alguns remedios que a dermato me recomendou, e queria muiiiiiito se tu podesse me responder as duvidas se tu já usou eles e talz.
    Tem o Glycare Sabonete Liquido Facial lavar o rosto manhã e noite
    Azelan Gel uso noturno
    Capital Soleil Clarify FPS 60 com cor
    e o Aldactone 50 mg, ela disse para testar durante uns dias tomar de manhã como meu corpo se adapta (tenho um pouco de pressão baixa) e qualquer coisa tomar durante a noite.

    Poderia me ajudar? Claro se não for incomodo
    Att
    Thays
    (:

  12. kessymad
      14/12/2016 - 04h17

    Olá eu sofro com ovários micropolicisticos eu resolvi parar com o anticoncepcional pq na minha família teve casos de trombose por isso achei melhor parar eu ouvi falar super bem sobre a espironolactona será que seria uma boa opção? Sofro muito com pelos e acne peso tbm por tanto não tenho interesse em engravidar agora apenas queria um tratamento que pudesse não acarretar tantos efeitos colaterais sobre a espironolactona ouvi falar que desregula o ciclo é verdade? E o efeito é pra sempre? E devo tomar sempre? Bjinhos

  13. Mari
      22/12/2016 - 14h27

    Ola Marcela. Acabei de passar pela mesma situação que você, parei a pílula para dar um tempo com os hormônios, minha pele ficou péssima com muita oleosidade e espinhas, também uso maquiagem (oil-free) diariamente e os tratamentos anti-acne deixaram minha pele muitíssimo irritada. Ainda está usando o Aldactone? Está gostando? Temo que se der certo (e tomara que dê) tomarei indefinidamente. Senao o jeito será voltar para a pílula. Com a pele assim não conseguirei ficar…..

  14.   24/12/2016 - 15h50

    Legal essa informação. Por isso é sempre bom consultar o dermatologista, ele sabe de coisas que nós nem imaginamos. :-)

  15. Luana
      01/02/2017 - 09h19

    Bom dia Marcela! Poderia me informar por favor qual é o suplemento mais leve que a espironolactona que a dermato de sua amiga passou para ela? Obrigada.

  16. paloma
      28/03/2017 - 08h16

    ola comecei a tomar ontem esse remedio , por descriçao medica ! porem fikei com medo pois tenho pressao baixa , mais depois q tomei me deu enxaqueca , sera

  17. paloma
      28/03/2017 - 08h19

    ola
    comecei a tomar ontem , mas achei esquisito , pois eu ja tenho presao baixa , entao depois q tomei me deu enxaqueca , sera q e normal ? posso continuar tomando , não perguntei muita coisa p/ medica fiquei com vergonha mas to com medo !!queria tanto resolver esse problema , sera q posso tomar msmo assim ? tomei a primeira vez ontem !

    bjo !

  18. paloma
      28/03/2017 - 08h21

    comecei a tomar ontem esse medicamento passou umas horas , me deu enxaqueca , sera q posso continuar tomando ele , nao tem como eu voltar la na medica de novo por agora foi pelo sus , e queria tanto resolver esse problema , mas to com medo !!

  19. yui
      15/04/2017 - 07h03

    Bonita, eu também tenho esse probleminha com as espinhas no rosto e nos ombros.Há 2 anos descobri ,o sabão preto feito com manteiga de karite e outros oleos vegetais, feito na Nigeria,Republica centro africana, mas a marca nubian heritage e shea moisture também fabricam; é divinal para a pele.Acaba com as espinhos e outros problemas de pele.

  20. MARIANA SILVA
      26/04/2017 - 14h55

    Olá! Nossa parecia que estava lendo minha história… Também tenho pele oleosa e melasma… Parei de tomar pílula e coloquei o diu de cobre, as espinhas tomaram conta!
    Uma colega também me indicou a espironolactona. Vou conversar com a minha médica, estou mais confiante agora em achar uma solução para meu problema.

  21. Crislândia
      03/05/2017 - 17h53

    Olá, tbm tomo espironolactona e gostaria de saber se vc costuma esquecer de tomar no horário certo. Se sim, como você resolve?

    •   14/05/2017 - 21h11

      Não sei te dizer se tomar no mesmo horário é necessário =/ talvez você deveria perguntar para uma médica.

32 comentários